terça-feira, 4 de maio de 2010

Características dos alunos com dificuldades de aprendizagem

Os alunos com Dificuldades de Aprendizagem apresentam as seguintes características:

No domínio cognitivo: os alunos com dificuldades de aprendizagem revelam uma inteligência média ou superior à média com problemas cognitivos específicos, de pensamento ou de processamento psicológico que se traduzem em recordar coisas, em discriminar ou diferenciar percepções auditivas ou visuais e em desenvolver ou utilizar estratégias cognitivas. Os problemas na memória auditiva e visual estão associados com as dificuldades de aprendizagem.
Os alunos com dificuldades de aprendizagem também apresentam problemas perceptivos tais como orientação esquerda-direita, diferenciação figura-fundo, discriminação de modelos, dificuldades na imagem corporal, reconhecimento simbólico.
Algumas estratégias, como por exemplo, a auto-verificação e auto-regulação que são desenvolvidas para o sucesso escolar estão ausentes nos alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Falta-lhes o conhecimento destas competências, estratégias e passos necessários para resolver problemas ou completar tarefas.

No domínio escolar: mostram uma realização escolar fraca numa área especifica por exemplo leitura ou matemática que não se coaduna com as capacidades intelectuais que apresentam nos testes de inteligência.

No domínio da motricidade: estas crianças são mais desajeitadas do que os seus colegas e demonstram mais dificuldades principalmente na coordenação fina.

No domínio do comportamento: a incapacidade em prestar atenção às tarefas e a elevada percentagem de actividades aparentemente sem objectivo (hiperactividade – impulsividade) são características habitualmente associadas com Dificuldades de Aprendizagem. Os alunos com Dificuldades de Aprendizagem têm dificuldade em prestar atenção, em centrar a atenção e em manter a atenção. Alguns conceitos utilizados para descrever o comportamento das crianças com dificuldades de aprendizagem são: desatento, hiperactivo, impulsivo, sonhador, errático, disruptivo e imaturo. Muitas vezes não se sabe se estas características do comportamento são a causa de uma realização escolar fraca ou a consequência dela, porque muitos alunos sem dificuldades de aprendizagem exibem-nos. Estas características do comportamento estão também associadas com a perturbação com défice de atenção com hiperactividade o que torna às vezes difícil de estabelecer o diagnóstico diferencial entre dificuldades de aprendizagem e hiperactividade.
Os problemas escolares estão também relacionados com alguns problemas sociais que estas crianças apresentam como por exemplo, dificuldades interpessoais, problemas em estabelecer relações familiares, falta de competência social na escola e baixa auto-estima.

No domínio da comunicação: ao nível da pré-escola, os problemas da linguagem são as características mais comuns nos alunos com dificuldades de aprendizagem. Os professores habitualmente centram a sua atenção e os seus esforços nas dificuldades da linguagem oral.

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