terça-feira, 4 de maio de 2010

Dificuldades de Aprendizagem

As Dificuldades de Aprendizagem são um grupo heterogéneo de desordens de origem neurológicas, que se manifestam de diferente forma e diferentes graus, durante o período de vida de um indivíduo. Problemas como perturbações no comportamento auto-regulatório, percepção social e interacção social podem existir com dificuldades de aprendizagem mas não constituem por si só uma dificuldade de aprendizagem. No entanto, as dificuldades de aprendizagem podem ocorrer concomitantemente com outras condições deficientes, como por exemplo, dificuldade sensorial, atraso mental, distúrbio emocional grave, entre outros, ou outras influências extrínsecas, como, diferenças culturais, ensino insuficiente ou não apropriando, mas não são resultado destas condições ou influências. Os primeiros indicadores de que uma criança pode ter Dificuldades de Aprendizagem incluem: atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem, da leitura, da escrita, da matemática, da coordenação motora, da percepção, do raciocínio, da interacção social e de outras áreas relevantes para a concretização dos objectivos educacionais. Esta definição revela alguns aspectos importantes: refere-se a um conjunto variado de características, isto é, entre os sujeitos diagnosticados como tendo Dificuldades de Aprendizagem, podem ser encontrados subgrupos com deficits globais ou específicos, em relação a uma ou outra das aprendizagens ou instrumentos básicos (linguagem oral, leitura, compreensão, escrita, soletração, cálculo ou raciocínio matemático); refere-se às dificuldades intrínsecas ao indivíduo. Portanto, as Dificuldades de Aprendizagem não teriam origem em influências extrínsecas (condições familiares, escolares ou culturais...), sendo entendida como uma disfunção do sistema nervoso central. Apesar dessa postura de colocar em segundo plano as variáveis ambientais e valorizar o aspecto neurológico, Arbol e López-Arangurem (1995) destacam o processo contínuo de socialização que o ser humano vive a partir do meio familiar: “É no seio familiar onde a criança aprende a se relacionar, a descobrir, a iniciar seu processo de autonomia. É neste momento que tem início um desenvolvimento mais ou menos desajustado” As Dificuldades de Aprendizagem assumem ser um fenómeno extremamente complexo, abrangendo uma variedade desorganizada de conceitos, de critérios, de teorias, de modelos e de hipóteses. Estas incluem dois tipos de dificuldades: as dificuldades académicas e as dificuldades não académicas. As dificuldades académicas englobam as dificuldades na leitura, na matemática, na soletração e na escrita; e as dificuldades não académicas incluem problemas viso – motores, no processamento fonológico, na linguagem, na memória e problemas perceptivos

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